Reciclagem do lixo: quais são os ganhos para a sociedade?

O assunto meio ambiente nunca esteve tão em alta, principalmente quando se discute sobre sustentabilidade. A reciclagem do lixo é uma maneira de praticar a sustentabilidade no dia a dia, com o simples ato de separar o lixo orgânico do lixo que pode ser reciclado e levar ambos ao destino correto.

É muito fácil falar que a reciclagem leva ganhos para a sociedade. Mas é primordial mostrar qual é o benefício real dessa ação. É preciso apontar os resultados para incentivar essa atitude.

Por isso, continue a leitura para entender melhor sobre quais são os ganhos para a sociedade com a reciclagem do lixo e outros assuntos sobre esse tema muito importante!

O que é reciclagem do lixo?

Reciclar é transformar os resíduos sólidos descartáveis. Esses resíduos, comumente chamados de lixo, podem ser:

  • vidro;
  • papel;
  • metal;
  • plástico.

Você sabia que é possível transformar 1kg de vidro quebrado em 1kg de vidro novo e pronto para ser reutilizado? Mas é preciso ficar atento para o tipo reciclável desses materiais, pois nem sempre temos os recicladores para transformar esse resíduo.

É o caso de pacotes de salgadinhos, bolachas, chocolates, cafés, barrinhas de cereais e rótulos de bebidas em garrafa pet. Nessas embalagens consta que é um material reciclável e realmente é, porque são constituídos de plástico.

A maioria desses pacotes contém uma aplicação de lâmina de alumínio, que pode ser reciclada, mas a grande parte das cooperativas não recolhem esse material.

Quando chegam até o local de seleção, são descartados e enviados para o lixo comum, destinados aos aterros sanitários, ou pior, a lixões. A falta de empresas especializadas no tipo de reciclagem desse material é a principal causa do descarte, que gera prejuízos ambientais e sociais, principalmente se forem para um local inapropriado, como é o caso dos lixões.

A solução para evitar esse descarte é escolher um produto semelhante para consumir, porém que venha em um outro tipo de material. Pode-se também optar por um dos “Rs” da sustentabilidade: reduzir.

Quais são os 5 Rs da sustentabilidade?

É importante conhecer o que é apresentado por 5 Rs. São 5 termos que começam com a letra “R” e servem para basear o consumo e transformá-lo em mais sustentável, logo, saudável ambiental e socialmente.

Repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar são os 5 termos que, caso seguidos, proporcionam grandes ganhos em sustentabilidade e para a sociedade.

Conheça mais sobre eles, a seguir!

Repensar

Refletir se o consumo ou as ações estão sendo sustentáveis. Por exemplo, não separar o lixo em orgânicos e reciclável deve ser uma ação repensada, pois quando paramos para avaliar os impactos que isso gera, não é muito sustentável nem adequado para o meio ambiente e sociedade.

Reduzir

Talvez seja o R mais importante. Reduzir é promover a diminuição de resíduos (lixo) gerados pelo consumo. Logo, é consumir menos para gerar menos lixo.

Recusar

Quando se recusa um produto que não tem uma embalagem reciclável ou produtos que agridem demais o meio ambiente, é colaborar para a saúde ambiental e social.

Reutilizar

Reutilizar uma embalagem, um papel, ou qualquer outro resíduo que seria descartado para que ele tenha uma outra função é muito benéfico. O exemplo clássico de reutilização é de papeis para rascunhos, ou até mesmo da reutilização de garrafas PET em forma de vasos de plantas. Assim, gera-se menos lixo.

Reciclar

Caso não seja possível repensar, reduzir, recusar ou reutilizar, deve-se reciclar. A reciclagem poderia ser o destino de todos os resíduos produzidos, porém sabemos que nem todos podem ou têm condições de passar pelo processo de reciclagem. Isso faz com que todos os outros Rs sejam importantes.

Quais são os ganhos para a sociedade?

Apenas abordar a reciclagem do lixo e a sustentabilidade, sem apontar quais são os ganhos para a sociedade, não é proporcionar uma educação ambiental completa.

A seguir, você descobre quais são os benefícios da reciclagem do lixo para a saúde social e ambiental, pois ambas estão conectadas.

Redução da poluição

Quando os resíduos são reciclados, voltam para o mercado como matéria-prima. Isso proporciona a redução de lixo que vai para os aterros sanitários e lixões.

Como consequência dessa redução, tem-se a diminuição da poluição da água, do ar e do solo, por conta do risco de contaminação dos solos, dos rios e do ar atmosférico (o lixo libera gases em sua decomposição) e menor propagação de doenças.

Redução no consumo de energia

A energia que se gasta fabricando um produto com uma matéria-prima reciclada é substancialmente menor do que na fabricação de um artigo com a matéria-prima sendo gerada do zero.

Em alguns casos, pode também contribuir para a redução da poluição do ar, por conta da redução no consumo de energia e pela utilização de menos recursos no geral, além de menos tempo para produção.

Criação de renda e empregos

A reciclagem e as cooperativas que realizam o trabalho de tratamento do lixo acabam gerando empregos. Elas são a peça-chave para manter o ciclo de reutilização, principalmente nas grandes cidades, onde a demanda é bem ampla.

A partir do momento que esse tipo de trabalho é formalizado, as pessoas são poupadas de trabalhos abusivos, como nos aterros sanitários e lixões. Isso fornece uma renda melhor para famílias em situação de pobreza, dignidade e inclusão social.

A reciclagem do lixo só traz benefícios para a saúde social. Além disso, há também muitos ganhos ambientais diretos e indiretos. Ela evita a expansão dos lixões, o aumento de doenças, contaminações e diversos outros eventos. Para reciclar, basta separar o lixo e levar para pontos de coleta, com certeza a sua cidade tem um local próprio para esse descarte!

Achou o assunto interessante? Então, compartilhe nas suas redes sociais e propague essa informação!

Deixe um comentário