O perigo do álcool no seu organismo
Em dezembro iniciam-se as confraternizações e, como consequência, o aumento do consumo de álcool.
A bebida alcoólica, apesar de ser bem aceita pela sociedade, oferece uma série de riscos ao organismo, muitas vezes levando a consequências irreversíveis. Quando ingerido em quantidade abusiva, o álcool traz perigos tanto para quem o consome quanto para as pessoas mais próximas.
O alcoolismo é considerado uma doença e uma questão de saúde pública, pois causa comportamentos antissociais, acidentes de trânsito, violência doméstica, problemas no trabalho, entre outras dificuldades do convívio em sociedade.
Muitas pessoas acham que bebem socialmente, porém não existe um volume seguro para o seu consumo, pois ele é tóxico para o organismo em qualquer quantidade.
Qual o perigo do álcool no organismo?
- Causa a diminuição da imunidade;
- Aumenta o risco de câncer, como de faringe, boca, esôfago, fígado e intestino;
- Gera complicações cardiovasculares, como infarto e AVC;
- Provoca disfunção renal, pois desregula a concentração de eletrólitos no sangue, elevando a pressão arterial e alterando a função do rim;
- Leva a problemas hepáticos, como cirrose;
- Promove pancreatite crônica;
- Aumenta o risco de desenvolver doenças mentais, como depressão.
Fique atento ao consumo de álcool. Se você reconhecer que está vivendo essa dependência, busque ajuda. Afinal, quanto mais cedo se inicia o tratamento, maior são as chances de recuperação e cura do alcoolismo.
Para aproveitar todos os momentos de festas, vamos cuidar primeiramente do mais importante: a saúde!