7 dicas para melhorar as suas relações sociais
A sua saúde social pode impactar outros aspectos da sua vida, principalmente quando se trata da saúde mental e profissional. É importante prezar pela boa convivência social, pois bons comportamentos em sociedade favorecem o bem-estar individual e coletivo, fundamentais para a sua saúde integral.
Por conta dessa importância, neste post você confere 7 dicas de como melhorar as suas relações sociais para conquistar o seu bem-estar integral. Confira!
1.Pratique o autoconhecimento
Uma pessoa que se conhece bem consegue equilibrar os próprios comportamentos, tem uma boa capacidade de resolução de conflitos e sabe como melhorar as suas abordagens e o seu jeito de se comunicar. Todas essas características são importantes para que você consiga manter bons relacionamentos.
2. Desenvolva empatia
Caso você não saiba, empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outra(s) pessoa(s) e se permitir sentir o que o outro sentiria, assim você é capaz de modular comportamentos com o intuito de evitar que alguma situação promovida por você gere mal-estar em outras pessoas.
É uma emoção muito importante quando se trata de relações sociais, pois traz a capacidade de perceber o outro e compreendê-lo melhor.
3. Evite conflitos
Algumas situações conflituosas podem ocorrer durante as relações sociais, é natural de um ser humano discordar da opinião ou de atitudes e comportamentos de outros seres humanos.
Caso perceba que está em uma situação conflituosa, evite discussões desnecessárias e busque pela troca de ideias ou opiniões de uma forma amigável e respeitosa. Assim, você evita o mal-estar físico e mental, além do mal-estar social que essas situações podem causar.
4. Reconheça quando cometer algum erro
Erros são capazes de deixar uma pessoa envergonhada, por isso é muito comum tentar evitar a situação de falar sobre eles e, assim, cria-se a tendência de negá-los.
Negar um erro ou evitar falar sobre ele pode gerar um mal-estar social, daí a importância de reconhecer que cometeu um erro, pedir desculpas, caso seja necessário, e seguir em frente. Lembre-se de que humildade e empatia são características essenciais para um bom convívio em sociedade.
5. Lide bem com as críticas
Às vezes, é difícil ouvir uma crítica, principalmente se ela vier de uma pessoa que não tem uma boa comunicação, portanto sem a habilidade de fazer uma crítica construtiva e que resulte em algo produtivo. Nessas situações, entenda que a culpa não é sua e tente pegar algo de bom para a sua experiência de vida.
Outra situação é fornecer uma crítica, por exemplo no trabalho, em que é muito comum a cultura do feedback. Se tem algo mais delicado para abordar durante um feedback, faça isso com empatia e foque no que realmente pode ajudar a outra pessoa.
6. Tenha companhia para atividades de lazer
Convide um amigo para um passeio no parque, um café ou uma sessão de cinema. Ter um tempo para lazer é importante para a sua saúde física e emocional e com uma companhia agradável pode ser ainda mais prazeroso.
7. Perceba quando deve ceder
Os impasses em relações sociais são muito comuns. Lembre-se de que também é importante evitar situações conflituosas, logo, ter a inteligência emocional para saber que ceder não significa perder, mas sim evitar que tal impasse gere um clima desagradável e termine sem resolução. Por isso aprenda que ceder é importante para a manutenção de boas relações.
O isolamento social pode ter afetado a sua vida mais do que você possa imaginar. Voltar a se relacionar, principalmente fora no meio virtual, pode ser complicado. Por isso, entenda bem as dicas desse post e tente lembrar delas durante a sua interação com as pessoas. Elas podem ajudar a evitar mal-estares sociais em diversas situações.
Foi difícil para você retomar a vida social depois da pandemia? Conte-nos por meio de um comentário neste post!