Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo!
A dependência química é uma doença que destrói a vida da pessoa e da sua família, afeta valores sociais, culturais, políticos e econômicos, tornando-se uma questão de saúde pública.
O objetivo da data é promover a conscientização dos danos à saúde física e emocional causados pelo consumo de drogas e do álcool.
Consequências à saúde
Álcool – causa doenças mentais, hepáticas (cirrose), cardiovasculares (infarto e AVC) e diversos cânceres.
Maconha – afeta a saúde respiratória e cardíaca, causando asma, bronquite, cânceres, hipertensão e doenças crônicas obstrutivas aéreas. Causa o agravamento dos transtornos psicóticos, como esquizofrenia.
Cocaína – leva à destruição dos neurônios, lesões no fígado (câncer hepático), infarto, insuficiência renal e esquizofrenia, além de outras doenças psíquicas. A cocaína também é usada como droga injetável, aumentando o risco para doenças, como a aids e a hepatite.
Crack – tem um grande impacto sobre o sistema nervoso central e cardíaco, podendo causar danos irreversíveis.
Anfetaminas – causa lesões cerebrais, convulsões e alterações psíquicas.
Tratamento
O tratamento é realizado pelo SUS, nas Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD). Locais que contam com uma equipe multiprofissional, como clínicos gerais, psiquiatras, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais.
Prevenção
Ações como incentivo à prática de esportes, à cultura, ao lazer, à socialização e, o principal, à educação, são extremamente importantes para combater o consumo de drogas e álcool.
A dependência não tem cura, o usuário pode passar muito tempo sem usar qualquer droga, mas torna-se um refém das recaídas. Precisa viver sempre em alerta para não voltar ao vício.
A melhor maneira de prevenir é evitar a primeira experiência do uso de drogas e álcool.