Amamentação: como continuar após o retorno ao trabalho

A amamentação é muito mais do que alimentar o bebê, é um momento de carinho, troca e conexão entre mãe e filho. Com a volta ao trabalho, muitas mulheres ficam inseguras sobre como continuar amamentando.
Nesse sentido, a mudança na rotina pode causar dúvidas, medo de perder a produção de leite e até culpa por não estar presente o tempo todo. É normal se sentir assim, mas você também precisa saber que é possível, sim, seguir com a amamentação mesmo depois de retornar às atividades.
Neste post, você vai entender seus direitos, aprender como se organizar e conhecer estratégias simples para continuar amamentando seu bebê, mesmo trabalhando fora. Confira!
Por que seguir com a amamentação mesmo depois de voltar ao trabalho?
O leite materno continua sendo o alimento mais completo para o bebê, mesmo após os seis meses. Isso porque ele contribui para o desenvolvimento físico e emocional da criança, fortalece o sistema imunológico e reduz riscos de doenças.
Além disso, a amamentação ajuda a manter o vínculo entre mãe e filho, mesmo com a separação durante o dia. Sendo assim, o chegar em casa, o momento de amamentar pode trazer conforto, aconchego e conexão após longas horas distantes.
Portanto, manter a amamentação traz benefícios para o bebê, para a mãe e pode ajudar na adaptação de ambos à nova rotina.
Quais são seus direitos como mãe que amamenta?
A lei garante alguns direitos para ajudar nesse momento. Saber disso é o primeiro passo para continuar amamentando com mais tranquilidade.
De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), você tem direito a:
- intervalos para amamentar: você pode fazer dois intervalos de 30 minutos por dia até o bebê completar 6 meses;
- horários flexíveis: esses intervalos podem ser negociados para você entrar mais tarde ou sair mais cedo, por exemplo;
- espaço adequado: empresas com mais de 30 funcionárias em idade fértil devem oferecer um local próprio para amamentar ou tirar leite.
Como manter a produção de leite ao longo do dia?
Quando o bebê não mama direto no peito, o ideal é tirar o leite para continuar estimulando a produção. Isso também ajuda a evitar dores e problemas como a mastite. Assim, confira algumas ações que ajudam a manter sua produção:
- use uma bomba (manual ou elétrica): escolha a que for mais confortável para você;
- tire o leite nos horários em que o bebê mamaria: assim, o corpo entende que precisa continuar produzindo;
- guarde o leite com segurança: use potes limpos e mantenha o leite na geladeira ou no congelador, dependendo do tempo até o uso;
- cuide de você: beba bastante água, coma bem e tente relaxar na hora de tirar o leite.
Como se preparar antes da volta ao trabalho?
Se puder, comece a se organizar algumas semanas antes do retorno. Isso pode deixar tudo mais fácil quando o dia chegar.
Dessa forma, tente iniciar a ordenha algumas semanas antes do retorno ao trabalho. Isso ajuda o corpo a se adaptar à nova rotina e permite formar um pequeno estoque de leite.
É importante também apresentar a mamadeira ou copinho ao bebê com antecedência, de forma gradual. Isso facilita a aceitação durante a sua ausência e evita a recusa alimentar.
O que pode ajudar no dia a dia para manter a amamentação?
Em meio a rotina corrida, pequenas ações podem fazer a diferença para manter a amamentação. Confira:
- negocie com a empresa: veja a melhor forma de usar seus intervalos;
- use roupas práticas: isso facilita na hora de tirar o leite;
- tente manter uma rotina de ordenha: fazer sempre nos mesmos horários ajuda a manter o ritmo;
- aproveite os momentos juntos: quando estiver com o bebê, amamente sempre que puder;
- converse com o bebê: o tom da sua voz transmite segurança, mesmo se ele ainda não entende as palavras.
Voltar ao trabalho não precisa ser o fim da amamentação. Isso porque com planejamento, apoio e pequenas mudanças na rotina, é possível continuar oferecendo leite materno ao seu bebê. Além de alimentar, o ato de amamentar acolhe, tranquiliza e fortalece vínculos. Por isso, vale a pena se planejar e buscar alternativas para seguir nesse caminho, mesmo diante das mudanças da rotina profissional.
Se você está nessa fase, saiba que está fazendo o melhor que pode. Com carinho, paciência e informação, a amamentação pode continuar sendo um momento especial para vocês dois.
Está se preparando para voltar ao trabalho e quer manter a amamentação? Compartilhe este post com outras mães e salve as dicas para consultar sempre que precisar!