5 dicas para você adotar a moda sustentável
Você já deve imaginar que todas as nossas ações causam um impacto ambiental, mas já conseguiu refletir sobre o impacto ambiental do seu consumo de vestuário? As roupas da moda estão entre os maiores causadores de impacto ambiental.
Por isso, foi criada uma vertente da indústria têxtil que é capaz de reduzir ao máximo esse impacto, que ficou conhecida como moda sustentável.
Se você sente a necessidade de mudar o jeito de se vestir e adotar a moda sustentável, continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto!
O que é moda sustentável?
A moda representa um conjunto de costumes e valores que são retratados no jeito de vestir. A moda sustentável é um ramo da moda que se preocupa em minimizar os impactos ambientais gerados pela produção de roupas, calçados, bolsas etc.
Para a produção de itens de vestuário, são utilizadas grandes quantidades de recursos naturais não renováveis. Outro problema é o consumo desenfreado estimulado pela indústria, gerando um descarte muito alto de roupas muitas vezes em bom estado, apenas para seguir as novas tendências que incessantemente são anunciadas pelas marcas.
Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil descarta mais de 4 milhões de toneladas de roupas, entre as consideradas velhas e os retalhos provenientes das produções.
Por esses motivos que o conceito de moda sustentável está ganhando espaço, principalmente entre os consumidores que já perceberam como o seu estilo de vida impacta negativamente o meio ambiente.
Como adotar a moda sustentável?
Para uma contribuição efetiva a fim de limitar o impacto ambiental da indústria têxtil, não basta apenas alterar as formas de produção, também é preciso incentivar o consumo da moda sustentável como uma alternativa no mundo da moda.
Para ajudar quem está interessado em reduzir a sua pegada ecológica referente à moda, preparamos as 5 dicas a seguir, confira!
1.Pense antes de comprar
Antes de adquirir uma peça nova, reflita sobre a sua real necessidade de ter mais esse item em seu guarda-roupa. É de extrema importância? Você está mesmo precisando fazer essa compra? Refletindo assim você evita comprar por impulso e contribuir para um consumo desenfreado e prejudicial ao meio ambiente.
2.Verifique a composição do produto
A durabilidade da peça depende da sua composição, pois alguns tecidos têm a capacidade de durar mais do que outros. Sempre opte por tecidos de origem natural, os mais sustentáveis são:
- algodão orgânico;
- algodão reciclado;
- linho orgânico;
- seda;
- lã;
- poliéster reciclado;
- mescla de poliéster e seda.
3.Lave os itens da forma indicada
A lavagem correta das peças é primordial para ampliar o seu tempo de uso. Para lavar sem cometer erros, verifique nas etiquetas do produto o modo ideal de lavagem, principalmente se você já estiver priorizando os tecidos naturais, já que nem todos podem ser higienizados na máquina de lavar. Caso a lavagem seja feita de forma incorreta e recorrentemente, ela vai se desgastar.
4.Compre mais de lojas de brechó
Uma tendência muito em alta ultimamente, comprar em brechós é uma ótima solução para quem está em busca de seguir uma moda sustentável e consciente. Segundo dados do Sebrae, os brechós cresceram 48,58% entre 2020 e 2021, caracterizando a tendência de roupas, sapatos e acessórios usados.
5.Prefira itens fáceis de combinar
Na hora de comprar alguma peça nova, viaje em pensamento ao seu guarda-roupa e tente imaginar as combinações com os itens que você já tem. Esse hábito fará com que suas compras sejam mais assertivas e que você não precise comprar itens extras para usar combinado com o que comprou recentemente, já que sempre terá peças que conversam entre si.
Não é tão difícil pensar de forma mais consciente para adotar a moda sustentável. A escolha dos tecidos e dos locais de compra são as mais importantes. Porém para que essas escolhas sejam mais bem aproveitadas, sempre verifique o modo correto de lavagem. Moda sustentável também tem muita relação com o consumo consciente, portanto lembre-se de que se você não precisa, então não deve comprar!
Pequenas ações no dia a dia podem fazer a diferença para o meio ambiente, então compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e propague essas dicas para incentivar a moda sustentável!