O Dia Mundial do Doador de Sangue
O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente em 14 de junho. Essa data especial foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para reconhecer e celebrar a contribuição vital dos doadores de sangue em todo o mundo. O objetivo é aumentar a conscientização sobre a importância da doação de sangue e homenagear aqueles que salvam vidas por meio desse ato generoso.
Um único doador pode salvar até três vidas com cada doação de sangue.
Para ser um doador é necessário:
- ter entre 16 e 69 anos (se tiver menos de 18 anos, consulte condições);
- pesar mais de 50 kg;
- estar em boas condições de saúde;
- portar documento recente com foto;
- evitar alimentos gordurosos no dia da doação;
- não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- não estar com sintomas de gripes e/ou resfriados.
Além de salvar vidas, a doação de sangue também tem benefícios para os doadores, pois estimula a produção de novas células sanguíneas no corpo, o que ajuda a manter a saúde do sistema circulatório.
Além disso, a doação de sangue também pode fornecer uma oportunidade para que os doadores recebam uma triagem médica gratuita, permitindo-lhes verificar seus níveis de hemoglobina, pressão arterial e outros indicadores de saúde.
Vamos celebrar e agradecer a todos os doadores de sangue ao redor do mundo e incentivar mais pessoas a se juntarem a esse movimento de solidariedade e ajudar a suprir a demanda por sangue em hospitais e centros de saúde em todo mundo.
Juntos, podemos fazer a diferença e garantir que ninguém seja privado do tratamento necessário por falta de sangue.