Você conhece os tipos de gorduras nos alimentos?

alimentos saudáveis

As gorduras são muitas vezes consideradas vilãs na alimentação. Mas você sabia que elas são essenciais para a nutrição do organismo? Elas são importantes para que nosso corpo consiga realizar algumas funções. Porém o cuidado no seu consumo é necessário, pois existem alguns tipos de gordura nos alimentos que podem ser prejudiciais e aumentar os riscos de doenças cardiovasculares.

Neste post, você encontra informações sobre quais são as gorduras consideradas boas e quais são ruins e devem ser evitadas, bem como em que alimentos encontramos cada uma delas. Confira!

O que são as gorduras?

As gorduras são estruturas produzidas pelo nosso corpo ou disponibilizadas para ele por meio da alimentação.

Algumas delas são benéficas, enquanto outras podem causar alguns prejuízos à saúde. Essa diferença existe porque as gorduras ruins aumentam os níveis do colesterol no sangue, o que eleva os riscos de doenças cardiovasculares ou agravam as que já estão presentes no indivíduo.

Qual a importância de ingerir gorduras?

A inclusão de alimentos que contêm gordura no seu dia a dia é importante por conta dos benefícios ao organismo, que são:

  • auxiliar na absorção de vitaminas, como A, D, E e K;
  • manter a boa saúde da pele;
  • manter a boa saúde do coração;
  • ajudar a diminuir o colesterol ruim (LDL);
  • manter o organismo saciado após as refeições.

Quais são os tipos de gorduras nos alimentos?

Para entender a importância das gorduras, é preciso conhecer quais são as boas e as ruins, com o intuito de realizar suas escolhas alimentares da melhor forma possível.  

As gorduras que ingerimos nos alimentos são de três tipos diferentes. Acompanhe, a seguir, as características e em quais alimentos são encontradas cada uma delas.

Gordura insaturada

Presente nos óleos vegetais, esse é o tipo conhecido como gordura boa, portanto, saudável, sendo uma boa escolha o consumo de alimentos que têm essa gordura.

Porém mesmo sendo uma boa opção para consumo, deve ser ingerida com moderação e com baixa frequência, por conta do seu alto teor calórico, que favorece o ganho de peso. Essa característica pode influenciar outros fatores em sua saúde, pois você deve sempre se manter no seu peso ideal para garantir o bom funcionamento e evitar problemas cardiovasculares, como hipertensão.

Esse tipo é dividido em dois tipos de gordura:

  • gordura monoinsaturada: presente em alimentos, como abacate, castanha de caju, azeite de oliva, amendoim, amêndoa e óleo de canola, ela tem a capacidade de diminuir o colesterol LDL, aquele conhecido por ser o colesterol ruim, e aumentar o HDL, o colesterol bom, portanto é uma ótima opção de consumo para quem tem problemas cardíacos.
  • gordura poli-insaturada: também é uma ótima opção para pessoas com doenças cardíacas, pois tem a mesma capacidade de reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom. Além disso, são capazes de reduzir os níveis de triglicerídeos no sangue, como no caso de alimentos ricos na gordura poli-insaturada ômega 3, muito presente em carne de peixes.

Gordura saturada

Ela é encontrada em todos os produtos de origem animal, como carnes, peixes, ovos e laticínios (leite e manteiga). Mas também está presente em alguns tipos de óleos, como o de coco, o de palma e o de semente de palma.

Essa gordura não é considerada boa, porque aumenta os níveis de colesterol LDL no sangue. Como no caso das gorduras insaturadas, ela também deve ser consumida, mas com muito mais moderação.

Entre as opções de consumo, o óleo de coco é o mais indicado, pois há diversos estudos que defendem que sua ingestão não aumenta tanto o LDL em comparação com outras gorduras saturadas.

Portanto, não é indicada a retirada total desses produtos do seu dia a dia, pois trazem muitos benefícios nutricionais, apesar da presença dessa gordura.

É importante que você tenha suas escolhas alimentares baseadas em consumir alimentos que contenham baixos níveis dela. Confira algumas dicas, a seguir:

  • prefira carnes bovinas magras, como lagarto, coxão, acém e contrafilé;
  • retire as peles da carne de frango e de peru antes de prepará-las;
  • diminua o consumo de carnes de modo geral, ingerindo porções menores;
  • bacon, salsichas e linguiças podem ser consumidos, desde que em pequenas quantidades e com baixa frequência;
  • evite preparações à milanesa e empanados;
  • prefira laticínios com baixo teor de gordura, como leites desnatados, queijos, iogurte desnatado e sem açúcar.  

Gordura trans

Já esse tipo de gordura é produzido industrialmente a partir de uma gordura boa, tornando essa uma gordura hidrogenada. O interesse nesse processo se dá porque a gordura trans torna um óleo, que é líquido, em uma gordura sólida e consistente. Na produção de alguns produtos, esse processo é necessário para dar a consistência que ele precisa, melhorando sua textura e aparência.

O grande problema de consumir produtos com gorduras trans é porque ela aumenta os níveis de colesterol LDL no sangue. Dessa forma, a recomendação é evitar alimentos com gordura trans ou pelo menos consumir esporadicamente.

Mas como você vai saber que um alimento tem essa gordura em sua composição? O jeito de descobrir é ler os rótulos e as tabelas nutricionais de qualquer alimento que você pretende efetuar a compra, verificando se existe a seguinte informação na lista de ingredientes “presença de óleos ou gorduras parcialmente hidrogenadas ou hidrogenadas”.

Os alimentos mais comuns com esse tipo de gordura são:

  • bolachas e biscoitos recheados;
  • bolos e demais produtos de confeitaria;
  • margarinas compostas por gorduras vegetais;
  • batatas fritas e frituras no geral.

Esses produtos podem ser consumidos, mas com muita moderação para não prejudicar a sua saúde. O ideal é que você os substitua por produtos mais saudáveis, como bolachas e biscoitos integrais e sem recheios, frutas, frutos secos (nozes e amêndoas), legumes crus consumidos como snacks (edamame, ervilhas etc.) e ricota com baixo teor de gordura.

As suas escolhas alimentares em torno dos produtos com presença de gordura são importantes para a sua saúde. É interessante sempre conferir os rótulos e as tabelas nutricionais dos alimentos para conhecer mais sobre eles e saber se o que está consumindo é o ideal para o seu perfil e quais são os tipos de gordura presentes nesses alimentos. É muito importante ficar atento aos tipos de gorduras nos alimentos.

Gostou do conteúdo? Assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail mais conteúdos relevantes sobre saúde!

Deixe um comentário