Conheça as emoções que podem atrapalhar a sua saúde profissional!
As emoções formam um fator fundamental para o sucesso profissional e para a qualidade de vida. Elas têm funções adaptativas muito importantes para sua sobrevivência e desenvolvimento como ser humano.
Entretanto, quando saem do controle, podem prejudicar o desenvolvimento pessoal e profissional. Por esse motivo, é importante que você reconheça as emoções que podem o afligir e saiba como lidar com eles da melhor forma possível, a fim de não eles prejudicarem aspectos importantes da sua vida.
Acompanhe, neste post, quais são os medos mais comuns que podem afetar a sua saúde profissional. Continue a leitura!
Quais são as emoções que podem atrapalhar a saúde profissional?
O medo está entre as emoções mais importantes de serem controladas para ter um bom desempenho profissional. A sua função é preparar o corpo e a mente para situações que exijam fuga ou luta.
No caso da fuga, você prioriza se esquivar da situação. A sensação corporal e psicológica é tão ruim que você não consegue enfrentar a situação e sucumbe.
Já a luta pode ser observada em situações que você esteja mais agressivo ou autoritário, utilizando a agressividade para mascarar a insegurança e manter todos à distância e, dessa forma, esconder seus sentimentos de incompetência.
Quais são os medos que podem comprometer o seu desempenho profissional?
Na vida profissional, alguns medos são mais importantes do que outros, por conta de impactar de forma mais negativa o seu desempenho. Confira quais são eles, a seguir.
Medo do fracasso
Esse tipo de medo pode gerar insegurança e ansiedade, fazendo com que você sinta preocupações excessivas com os “e se…”. Também pode estar ligado ao medo de rejeição. Nesse caso, pode desencadear uma crença inconsciente de que você deve fazer tudo perfeito, caso contrário, não terá o amor e a admiração das outras pessoas.
Gera uma grande preocupação em ter tudo sob controle e principalmente em não errar, o que acaba causando perdas de grandes oportunidades. Seu foco passa a ser os obstáculos a serem enfrentados e não a meta principal.
Esses sentimentos podem causar:
- falta de iniciativa por medo de errar;
- perda de foco nos resultados;
- procrastinação.
Medo de não ser suficientemente bom
Esse medo gera preocupações excessivas com o próprio desempenho e o julgamento alheio, desencadeando sentimentos de insegurança e ansiedade.
Quando você sofre desse medo, é comum que, ao término de uma atividade, você traga à memória as cenas que presenciou, analisando cada detalhe e avaliando seu desempenho, baseando-se em supostos julgamentos das pessoas presentes.
Esses sentimentos podem causar:
- perda de foco;
- falta de iniciativa;
- sentimentos de insegurança;
- preocupações excessivas e desnecessárias.
Medo do sucesso
No seu inconsciente, podem ocorrer pensamentos, como “depois do sucesso vem o fracasso” e “quanto mais alto maior o tombo”. Além de se sentir culpado por estar em situação privilegiada em relação aos outros.
Por isso, você pode boicotar-se o tempo todo, não aceitar maiores responsabilidades e atravancar o seu próprio sucesso profissional.
As consequências desse tipo de medo podem ser:
- falta de comprometimento com maiores responsabilidades;
- autossabotagem.
Os medos podem afetar a vida profissional em vários aspectos, impedindo que você cresça na carreira. A melhor forma de livrar-se deles é praticando o autoconhecimento. Caso sinta muita dificuldade de controlar esses sentimentos, não deixe de buscar ajuda profissional.
Gostou do conteúdo? Então, compartilhe em suas redes sociais e permita que seus colegas e familiares também conheçam mais sobre as emoções que podem atrapalhar suas vidas profissionais!