Diabetes e atividade física: entenda essa relação!
Quando nos alimentamos, ocorre um aumento da glicose no sangue, que é a responsável pelo fornecimento de energia, quando transportada pela insulina para dentro das nossas células. Porém quando apresentamos problemas na produção ou liberação da insulina, ocorre um aumento da glicose no sangue, desenvolvendo o diabetes.
O diabetes pode causar complicações, como perda de sensibilidade, alterações na visão e diversos problemas cardiovasculares.
Como o exercício físico ajuda no controle e prevenção do diabetes?
Quando praticamos exercícios físicos, os nossos músculos utilizam a glicose que está em excesso para obter energia. Essa glicose é armazenada em forma de glicogênio, que funciona como uma reserva de energia. No exercício de alta intensidade, por exemplo as corridas de 100m, o nosso músculo utiliza esse glicogênio.
Já quando praticamos atividades de média intensidade e duração, além do glicogênio, os músculos começam a utilizar a própria glicose da corrente sanguínea para obter energia. Daí o benefício da atividade física para os diabéticos, que têm glicose disponível no sangue.
O ideal é associar os exercícios aeróbicos (ciclismo, corrida, nado, caminhada), com exercícios de musculação.
30 minutos de exercícios aeróbicos já são capazes de melhorar a resistência do coração, reduzindo os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares.
Já os exercícios de musculação aumentam a massa muscular e melhoram a captação da glicose, ajudando na resistência à insulina.
Não podemos esquecer de que, além da atividade física, tratamento e uma dieta personalizada são fundamentais para o controle da doença, evitando as complicações.
Mantenha seu check-up em dia e converse com seu médico sobre a melhor estratégia para a sua qualidade de vida!