Cigarro: 7 dicas para parar de fumar
Já faz tempo que não é mais novidade o fato de o cigarro ser a causa de diversas doenças. Ainda sim, muitas pessoas começam a fumar, prejudicando para sempre a saúde por conta do fumo.
O cigarro contém uma mistura tóxica de mais de 7 mil substâncias químicas, das quais pelo menos 70 são comprovadamente cancerígenas. Entre os principais malefícios do fumo, destacam-se câncer, doenças respiratórias e doenças cardiovasculares.
Entretanto, ultimamente se observa um aumento no número de indivíduos que querem parar com esse hábito tão prejudicial. Se esse for o seu caso, não deixe de acompanhar este conteúdo com 7 dicas para parar de fumar! Confira!
1. Beba água quando estiver com vontade de fumar
A vontade de fumar aparece durante o dia, principalmente nos horários que você faz aquela pausa no trabalho ou depois do almoço. É importante que você saiba que essa vontade é passageira, sendo interessante você enganar o cérebro com outra atividade. Beber água é uma ótima opção para isso! Faça o teste, pois muitas pessoas relatam que a vontade de fumar passa após alguns minutos.
2. Não tente parar bruscamente com o cigarro
O tabagismo é uma dependência. Se você tentar parar de repente de fumar, pode ter mais dificuldade por conta das crises de abstinência, desistindo. Por isso, o ideal é que você reduza a quantidade de cigarros ao longo dos dias.
Por exemplo, se você fuma 15 cigarros por dia, em uma semana poderá reduzir para 5 unidades por dia. O sétimo dia será a data de parar de fumar e o seu primeiro dia sem cigarro.
É importante ressaltar que esse é só um exemplo, se você acha que sete dias é pouco tempo, estipule o seu próprio ritmo. O importante é não desistir!
3. Não fique no mesmo ambiente de pessoas fumantes
Obviamente, ficar perto de pessoas que fumam pode prejudicar sua jornada para largar o cigarro. Se alguém que mora com você é fumante, converse com essa pessoa e explique que ela precisa fumar apenas fora de casa. Dessa forma, evita que você sinta o cheiro do cigarro e tenha vontade de fumar também.
4. Escove os dentes após as refeições
Essa dica é importante, já que a maioria dos fumantes acende um cigarro após as refeições. Ao escovar os dentes depois de almoçar ou jantar pode enganar o cérebro e você, aos poucos, perde a vontade de fumar.
5. Busque ajuda médica
Você não precisa passar por isso sozinho. Um médico pode auxiliar tirando dúvidas, passando dicas e orientações e até mesmo receitando medicamentos. Os sintomas podem ser controlados por meio de fármacos que atuam nos receptores de nicotina.
6. Pratique exercícios físicos
Essa dica, na verdade, vale para todas as situações da sua vida. Atividade física é capaz de evitar muitas doenças, melhorar o seu humor, pois produz substâncias que levam à sensação de prazer e bem-estar. Portanto, é uma grande aliada para conseguir se livrar do vício do fumo.
7. Nunca desista
O hábito de fumar traz uma dependência que é realmente difícil de se livrar, por isso não pense que você está fracassando. É comum tentar várias vezes antes de conseguir efetivamente largar o cigarro. As pessoas que conseguem se diferenciam das outras pelo simples fato de não terem desistido!
Largar o cigarro é uma decisão fundamental para conquistar uma vida mais longa e saudável. Durante o processo, nunca se esqueça do quanto você já conquistou e de todo o esforço que você já fez. Assim, é mais provável que você evite recaídas e alcance o seu objetivo.
Você já passou ou está passando por isso? Deixe um comentário e compartilhe a sua experiência com os outros leitores e leitoras do blog!