Fevereiro Roxo – Combate ao Lúpus, à Fibromialgia e ao Mal de Alzheimer
Fevereiro traz a cor roxa como tema de saúde para nos conscientizar sobre a importância no combate ao Lúpus, à Fibromialgia e ao Mal de Alzheimer.
O Lúpus é uma doença inflamatória de origem autoimune, onde o próprio sistema imunológico passa a atacar múltiplos órgãos e tecidos, como pele e articulações. Fatores como: histórico familiar, exposição aos raios ultravioleta e uso de anticoncepcionais, aumentam as chances de desenvolver a doença.
Sintomas:
- dores nas articulações;
- queda de cabelo;
- febre;
- manchas avermelhadas;
- feridas na boca.
A Fibromialgia é uma síndrome a ainda pouco conhecida com fatores de risco como histórico familiar. A doença atinge cerca de 3% da população, sendo a maioria mulheres. Geralmente ela surge entre os 30 e 60 anos, porém pode atingir qualquer faixa etária.
Sintomas:
- Dor generalizada;
- Formigamento nas extremidades (pés e mãos);
- Dificuldade concentração e perda de memória;
- Fadiga.
O Mal de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa. Embora está associado as pessoas com idade mais avançada. Pode surgir de forma prematura quando existe histórico familiar. A doença pode levar a demência e a dependência para realização de tarefas simples como trocar a roupa;
Sintomas:
- Dificuldade na fala;
- Esquecimentos de fatos recentes;
- Confusão com dias da semana, horários e desorientação em locais conhecidos.
É uma doença incurável, mas alguns tratamentos na fase inicial podem retardar seu avanço. Por isso a importância do diagnóstico precoce.
As três doenças não têm cura, porém com diagnóstico precoce, podem ser tratadas para aliviar os sintomas e aumentar a qualidade de vida do paciente.
Fique em dia com a sua saúde e faça as consultas de rotina anualmente!