6 dicas para equilibrar a sua vida financeira e ter mais saúde

Tranquilidade financeira é um dos objetivos mais difíceis de alcançar e um dos principais para se ter uma boa saúde emocional. O segredo para ter uma vida financeira saudável está no equilíbrio, pois saber quanto gastar e quanto guardar é essencial.

Quer saber como desenvolver esse equilíbrio e melhorar a sua relação com o dinheiro? Confira essas 6 dicas fáceis de seguir! Continue a leitura!

1.Calcule todos os gastos

As despesas podem passar despercebidas, principalmente com o hábito de usar o cartão nas compras, seja débito, seja crédito. Isso acontece porque utilizar esses métodos de pagamentos faz com que não se enxergue o dinheiro que está indo embora, perdendo a noção do total gastado.

Para evitar essa situação, mantenha o costume de juntar cupons fiscais e, semanal ou mensalmente, calcule todos os gastos. Dessa forma, você terá noção do quanto está gastando, podendo controlar melhor o seu dinheiro.

2.Tenha metas de valores para guardar

Guardar dinheiro pode ser um hábito difícil quando as contas estão desequilibradas. Quanto mais se gasta, menos sobra para uma conta poupança ou um investimento. O melhor jeito de lidar com isso é definindo metas para guardar, logo, estipule um valor mensal e controle os seus gastos para que não exagere demais e não consiga alcançar a meta.

3.Gaste somente o que já tem

Essa dica está principalmente relacionada ao cartão de crédito. Como você já deve saber, gastar no crédito é gastar um dinheiro que você ainda não tem, portanto, um dinheiro invisível. O cartão de crédito pode prejudicar o seu controle financeiro por facilitar as compras, principalmente a prazo, incentivando o consumo impulsivo. Por isso, evite usar esse tipo de método de compra.

4.Pense antes de gastar

Sempre que for realizar uma nova compra, seja de qualquer valor, ou optar por um novo investimento, pense bastante e não se esqueça de colocar no papel (ou em uma planilha) todos os gastos atuais, juntamente com as metas de valores para guardar, a fim de evitar que o novo gasto desequilibre o seu orçamento. Isso evitará compras impulsivas e arrependimentos, além de dificultar que você perca o controle do seu dinheiro.

5.Tenha o controle das datas de vencimento

Com um orçamento apertado ou não, pagar juros por ter esquecido de pagar uma conta sempre será desagradável. Para evitar que isso aconteça, tenha o controle das datas de vencimento de suas despesas fixas, como luz, internet, telefone, condomínio e mensalidades da faculdade ou escola dos filhos. Monte uma planilha com essas datas ou anote em um caderno de finanças.

Conhecer os vencimentos fará com que você sempre lembre de pagar as contas antes de começar a cobrança dos juros.

6.Ajuste o padrão de vida ao seu orçamento

O jeito como você vive, por exemplo o que consome, os lugares que frequenta e o que veste, interfere diretamente nas suas finanças. Portanto, ajuste todos esses aspectos ao seu orçamento, a fim de não consumir mais do que você recebe.

Equilíbrio é a palavra-chave para organizar a vida financeira. Ao seguir essas dicas, você desenvolverá uma boa saúde financeira e pode alcançar a tranquilidade que sua vida precisa para conquistar seus sonhos e viver com mais saúde.

Conte para a gene se você já organiza a sua vida financeira utilizando essas dicas ou se tem alguma dúvida sobre elas! Deixe um comentário neste post!

Deixe um comentário