Alimentação Sustentável: como se alimentar causando menos impacto ambiental

A sustentabilidade pode estar presente em muitas ações do seu dia a dia, seja apagando a luz ao sair de um cômodo, seja separando o lixo para enviá-lo à reciclagem.

Mas e a sua alimentação? Você já parou para pensar se ela está impactando muito o meio ambiente? Não é tão difícil adotar uma alimentação sustentável, além de promover muita saúde evitando o surgimento de doenças.

Acompanhe neste post o que é uma alimentação sustentável e como você pode dar os primeiros passos para seguir esse tipo de dieta. Confira!

O que é alimentação sustentável?

Para que uma dieta seja considerada sustentável, é preciso que ela cause o mínimo possível de impacto ambiental. Quando você pratica a alimentação sustentável, também está contribuindo para a sua saúde e para uma vida mais sustentável econômica e socialmente.

Como aplicar a alimentação sustentável?

Quando se fala desse tipo de dieta, logo pensamos em uma alimentação a base de plantas, com muitos legumes, verduras e frutas adicionados nas receitas. Obviamente, dieta vegetariana — que o indivíduo não come nenhum tipo de carne — ou vegana —que, além da carne, não se consome derivados dos leites e ovos, — são os dois tipos mais sustentáveis que existem, pois reduzem os impactos ambientais causados pela pecuária, que são muito altos.

Só que para ter uma alimentação mais sustentável, não é necessário adotar práticas tão extremas, principalmente no começo, quando o organismo ainda está se acostumando com a nova dieta.

Por isso, acompanhe as dicas a seguir para conhecer quais práticas podem ser adotadas para dar início a uma dieta mais sustentável!

Não desperdice alimentos

É uma dica um tanto óbvia, porém, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), mais de 1 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados no mundo, o que daria para alimentar 2 bilhões de pessoas.

Algumas atitudes podem ajudar a não desperdiçar, são elas:

  • fique atento à quantidade de comida no seu prato, exageros causam desperdício;
  • aproveite talos e cascas de legumes e verduras em outras receitas;
  • observe a validade dos produtos adquiridos;
  • armazene os alimentos da forma correta, geralmente indicada na embalagem;
  • congele as sobras.

Compre apenas os alimentos da época

Você sabia que a melhor época para comprar abobrinha italiana é de setembro a janeiro? Isso porque é o período natural de desenvolvimento dessa planta, tornando-a mais nutritiva e sem muitas quantidades de defensivos agrícolas (agrotóxicos).

Por isso, dê preferência sempre que possível para a época certa de cada hortaliça. Esse hábito torna a sua alimentação mais rica e saudável.

Cozinhe de forma mais sustentável

Sabe aquele vapor do arroz que está cozinhando? Que tal o aproveitar para cozinhar legumes no vapor, colocando-os em um recipiente por cima? Ter uma cozinha mais sustentável é pensar em estratégias para economizar no uso do gás. Colocar os grãos de molho para diminuir seu tempo na panela para cozinhar é uma ótima ideia.

Além disso, tenha eletrodomésticos que utilizem menos energia elétrica e, na hora de comprar produtos de limpeza, dê preferência para os de origem natural ou veganos, que são menos agressivos ao meio ambiente.

Não é tão complicado começar a prática de uma alimentação sustentável. Os benefícios para você são incalculáveis, tanto direto quanto indiretamente, pois você cuidará da sua saúde e do meio ambiente ao mesmo tempo.

Achou este post interessante? Compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam sobre alimentação sustentável!

Deixe um comentário