Como a organização ajuda no controle da ansiedade?

moçca organizando suas tarefas

O controle da ansiedade depende muito dos seus hábitos no dia a dia. Quem sofre de ansiedade, principalmente as pessoas já diagnosticadas com TAG, sigla para Transtorno de Ansiedade Generalizada, precisa muito organizar a sua rotina.

A organização pode contribuir para o controle da ansiedade e do estresse porque permite que a pessoa ansiosa consiga enxergar tudo o que precisa fazer durante o dia e, assim, diminui a tensão e o estresse com as demandas.

Neste post, você vai entender por que isso acontece, além de receber dicas de como controlar a sua ansiedade adotando hábitos melhores na sua rotina. Confira!

Como a organização controla a ansiedade?

O significado da palavra organizar é arrumar, pôr em ordem. Você não precisa colocar em ordem algo que já está organizado, mas sim o que está desorganizado. Se você sofre com sintomas de ansiedade regularmente, é muito provável que precise organizar a sua rotina para diminuir esses sintomas.

A pessoa que convive com ansiedade tem a necessidade de ser imediatista e acumulativa, isso significa que ela precisa passar por tudo ao mesmo tempo e tenta resolver tudo de uma vez. Essa atitude, além de aumentar o estresse, traz sentimentos de improdutividade e incompetência, que contribuem para intensificar a ansiedade.

Esses sentimentos são totalmente equivocados, já que é muito mais difícil resolver tudo ao mesmo tempo, em vez de organizar a rotina e dedicar um tempo hábil para cada tarefa.

Como se organizar?

Para que a sua rotina seja organizada, é necessário dedicar um tempo ao planejamento do dia. Nesse momento, você vai conseguir enxergar todas as suas tarefas. Como a ansiedade está muito relacionada ao medo de não saber o que está por vir, enxergar as suas tarefas separadamente em vez de todas juntas contribui para diminuir esse medo, porque você já sabe o que vem pela frente durante o dia.

A seguir confira algumas dicas de como se organizar.

Planeje o dia seguinte

Faça uma lista com as tarefas que precisa realizar no dia seguinte. Para isso, sempre deixe tempo para lidar com demandas pontuais e imprevistos. Assim, caso essas situações ocorram, sua ansiedade para com elas estará mais controlada pelo fato de que você se preparou para elas.

Organize seus pensamentos

Não é só as tarefas que ficam desorganizadas quando se tem ansiedade, os pensamentos também merecem uma organização. Claro que não tem como planejá-los, embora exista muitas técnicas para evitar que os pensamentos ruins apareçam. Aqui estamos abordando o ato de escrever o que se está pensando.

Escrever seus pensamentos é uma ótima maneira de organizá-los e, ainda, praticar o autoconhecimento. Ao escrever você consegue entendê-los melhor e, consequentemente, passa a lidar melhor com as emoções.

Defina metas alcançáveis para seus objetivos

Dividir seus objetivos em metas é um jeito de organizá-los e evitar as frustrações, já que com pequenas metas por vez é mais fácil de você enxergar o seu objetivo, pois consegue visualizar o quanto você já avançou para o alcançar.

A organização ajuda no controle da ansiedade, porque diminui o medo do futuro, já que ao se planejar você saberá o que tem para a frente. Porém, caso você não sinta melhora mesmo organizando a sua rotina e tomando outras atitudes saudáveis para a sua vida, é essencial que você busque ajuda de um profissional de saúde mental para receber mais orientações.

Sofre de ansiedade? Tem problemas para se organizar ou controlou seus sintomas de ansiedade depois que passou a planejar seu dia? Comente neste post e divida conosco a sua experiência!

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