6 dicas para cuidar da saúde mental!

mulher feliz

Algumas ações inseridas na rotina, embora muitas vezes consideradas pequenas e insignificantes, podem auxiliar no equilíbrio que você precisa para cuidar da saúde mental.

Muitas vezes, essas pequenas ações são o suficiente para ajudar você nesse processo. Sendo elas capazes de influenciar positivamente o seu estado emocional. Por isso, o autocuidado pode fazer toda a diferença.

Neste post, confira algumas dicas para conquistar esse equilíbrio e cuidar da sua saúde mental! Continue a leitura!

1. Tenha uma alimentação saudável

O que você come impacta diretamente na sua saúde física e mental. Isso porque a alimentação tem o papel de fornecer para o corpo e para o cérebro os nutrientes necessários para o seu funcionamento. Inclusive para você cuidar da saúde mental.

Com uma dieta desequilibrada, em que faltam nutrientes ou que alguns estejam em excesso, o funcionamento do cérebro ficará prejudicado.

Por isso, adote uma dieta rica em:

  • verduras, legumes e frutas;
  • gorduras saudáveis, como as que estão presentes nas castanhas, no azeite de oliva, nos peixes e frutos do mar.

Evite consumir:

  • carnes vermelhas muito gordas;
  • alimentos ultraprocessados;
  • açúcar em excesso;
  • preparações fritas.

2. Pratique atividade física

Tão importante quanto a alimentação, movimentar o corpo regularmente previne diversas doenças e melhora de forma efetiva a sua qualidade de vida.

Em relação à saúde mental, quando você pratica exercícios físicos seu cérebro libera dois hormônios de extrema importância para a manutenção do seu humor e bem-estar: a serotonina e a endorfina.

Com isso, a atividade física é como um antidepressivo natural e de efeito instantâneo, pois reduz o estresse e a ansiedade, fornecendo bem-estar logo após a prática.

3. Cuide da qualidade do sono

O sono é um dos processos fisiológicos mais importantes para a saúde. Quando você descansa, seu corpo elimina toxinas e restaura suas funções vitais para que sejam bem realizadas no dia seguinte. Por isso que dormir bem é tão importante para a sua saúde mental e física.

Confira algumas dicas de como dormir melhor:

  • evite bebidas estimulantes depois das 15 horas;
  • opte por luz indireta e amarela à noite;
  • não assista televisão horas antes de dormir;
  • evite ruídos à noite;
  • desative as notificações do celular;
  • estabeleça horários para dormir e acordar.

4. Organize a sua rotina

Quando você se organiza e tem conhecimento de tudo o que precisa realizar durante o dia ou semana, seus níveis de ansiedade e estresse diminuem e você consegue finalizar suas demandas.  

Busque estipular metas realistas para a sua rotina, isso evitará frustrações com tarefas não realizadas por falta de tempo.

5. Procure estar próximo de pessoas queridas

Nosso humor é influenciado pelas pessoas ao nosso redor, por isso busque sempre manter quem você gosta por perto. Cuidar da saúde mental também envolve manter boas relações sociais.

Se você conhece alguém que está quase sempre com um péssimo humor, sofrendo de estresse e demonstrando depressão, ajude-a a buscar ajuda.

6. Preste mais atenção em você

O autoconhecimento é muito importante para entender as suas emoções e saber lidar com elas durante os momentos mais difíceis.

Observe seus pensamentos, sentimentos e sensações diárias, assim você será capaz de tomar as melhores decisões e respeitar mais os seus objetivos pessoais.

Você também pode frequentar a psicoterapia. Antigamente, consultar-se semanalmente com um psicólogo não era tão comum, visto que a saúde mental era tratada com preconceito e, muitas vezes, considerada uma fraqueza. Mas o recomendado é que todas as pessoas consultem, em algum momento da vida, profissionais de saúde mental, pois praticar o autoconhecimento é o caminho mais curto para a boa saúde emocional.

As práticas que mencionamos, embora sejam simples, desempenham um papel fundamental na construção de um ambiente emocionalmente equilibrado. A organização da rotina e o autoconhecimento atuam como facilitadores para que você gerencie melhor o estresse e consiga cuidar da saúde mental.

Ao priorizar esses itens em sua vida, você vai promover uma jornada mais saudável e gratificante. Assim, a busca por equilíbrio emocional se torna acessível e transformadora. Entenda que pequenas ações levam a grandes impactos na sua qualidade de vida!

Siga-nos nas redes sociais para acompanhar nossas postagens sobre saúde! Estamos no LinkedInFacebook e Instagram!

Deixe um comentário