Saúde emocional no trabalho: como cuidar do bem-estar dos colaboradores
Saúde emocional é um tema que ficou em evidência por conta da covid-19. Durante a pandemia, as pessoas que puderam, ficaram confinadas em suas casas trabalhando remotamente. Essa mudança brusca na rotina fez com que muitas desenvolvessem algum transtorno, como ansiedade e depressão.
Com os números de diagnósticos de doenças emocionais aumentando, o assunto entrou no radar de profissionais da saúde, da mídia e, consequentemente, da população.
A flexibilização das regras de confinamento proporcionou a volta da rotina ao local de trabalho, o que foi mais uma mudança brusca que as pessoas tiveram que enfrentar.
Por esses motivos, os gestores devem considerar que cuidar da saúde emocional no trabalho é uma oportunidade para reduzir o avanço desses problemas e garantir que a produtividade dos colaboradores esteja de acordo com as demandas.
Neste artigo, você encontra mais detalhes sobre o que é saúde emocional e como promovê-la no ambiente de trabalho. Não deixe de conferir!
O que é saúde emocional?
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde emocional é: “um estado de bem-estar em que o indivíduo realiza suas próprias habilidades, lida com os fatores estressantes normais da vida, trabalha produtivamente e é capaz de contribuir para a sociedade.”
Cuidar da saúde emocional é importante para levar uma vida normal, sem prejuízos para o próprio individuo ou para a sociedade.
Por que e como fornecer saúde emocional no trabalho?
A produtividade no trabalho é diretamente afetada quando a pessoa não está bem emocionalmente. Fatores como estresse, ansiedade e depressão são constantes na falta de saúde emocional. Também podem ocorrer sintomas físicos, como:
- insônia;
- fadiga;
- queda na imunidade, o que provoca doenças oportunistas;
- dores de cabeça;
- aumento da pressão arterial.
Essas condições afetam a vida do profissional, que tem sua capacidade de concentração e produtividade reduzidas. Daí a importância de a empresa dar mais valor aos cuidados com o bem-estar emocional do colaborador, pois é uma via de mão dupla, já que traz benefícios para os dois lados envolvidos, empresa e funcionário.
Com o investimento em saúde emocional, a empresa percebe que custos com planos de saúde diminuem, bem como absenteísmos e afastamentos por motivos relacionados a essas condições.
Além disso, quando se investe em ações sobre saúde emocional, o quadro de saúde geral da pessoa também pode ser afetado positivamente, pois as mudanças de hábitos geram mudanças no estilo de vida, o que pode ser extremamente benéfico.
A seguir, confira algumas dicas de como fornecer saúde emocional no trabalho e cuidar do bem-estar dos colaboradores dentro do ambiente corporativo.
Tenha psicólogos à disposição
Mesmo que a empresa forneça um plano de saúde e o funcionário possa realizar terapias por meio dele, é interessante ter um psicólogo à disposição na empresa, em horário comercial.
Isso fornece um suporte emocional em momentos que o colaborador possa sentir que precisa conversar, por não estar bem emocionalmente, seja sobre assuntos profissionais, seja sobre pessoais.
Cultive um ambiente sem pressões excessivas
A maioria das atividades tem uma certa pressão envolvida, seja pelo cumprimento dos prazos, seja pelo desenvolvimento de um trabalho importante para a empresa. O colaborador que tiver inteligência emocional consegue lidar com essas situações. Mas aqueles que ainda não a desenvolveram, podem não suportar a pressão e agravar o quadro em que se encontram.
Por isso, evitar pressões excessivas e desnecessárias é ideal para que o ambiente garanta o bem-estar e, dessa forma, contribua para a produtividade e excelência máxima do colaborador.
Implemente locais de descanso
Respeitar o horário de descanso, independentemente se a empresa fornece esse horário somente no intervalo para o almoço, é essencial para cuidar do quadro emocional do colaborador.
O local para descanso pode ser, por exemplo, uma sala onde o funcionário possa relaxar e se desconectar do trabalho por mais alguns minutos depois de almoçar. Um ambiente decorado com o intuito de passar conforto e tranquilidade, com puffs, sofás ou poltronas e uma estante de livros à disposição.
Com certeza, passar um tempo em um local com essas características fornecerá o descanso mental necessário para voltar às atividades de trabalho ainda mais produtivo.
Incentive a alimentação saudável
Algumas empresas têm restaurante próprio para os colaboradores, outras estão inseridas em locais comerciais, onde têm várias opções à disposição do funcionário. De um jeito ou de outro, é muito importante o incentivo à alimentação saudável.
Alimentar-se bem reduz possíveis problemas de saúde, inclusive os de origem emocional. E se a empresa quiser mesmo implementar uma gestão de saúde emocional no trabalho, também deve se preocupar com a alimentação do colaborador.
Caso os funcionários façam suas refeições em comércios locais, implemente uma gestão de informações sobre alimentação saudável. Pode ser por meio de comunicados internos via e-mail, folders impressos ou palestras esporádicas sobre o tema.
Como o Avatar da Saúde pode ajudar no cuidado com a saúde do colaborador?
O Avatar da Saúde é um aplicativo que foi projetado para influenciar a saúde dos usuários de maneira contínua. Ele tem um questionário sobre hábitos e estilo de vida. Com base nesse questionário, a saúde do colaborador é mapeada e o app fornece missões personalizadas para que ele melhore seus hábitos.
O app também tem seu foco na saúde geral, no qual o usuário recebe o resultado de seu mapeamento apontando detalhes de 8 aspectos em sua saúde, que são:
- saúde geral;
- saúde física;
- saúde nutricional;
- saúde cardiovascular;
- saúde do homem ou saúde da mulher;
- saúde bucal;
- saúde emocional;
- saúde e bem-estar.
É o aplicativo mais completo para acompanhar e cuidar do bem-estar dos colaboradores. Além disso, o uso do app ainda fornece para a empresa redução de custos, já que ocorre a diminuição de eventos médicos de alta gravidade por conta da melhora do perfil de saúde do colaborador.
Com a implementação do app, o gestor tem a sua disposição um BI que fornece as informações sobre o perfil de saúde dos seus colaboradores, com dashboards gerenciais, contando ainda com o Health Analytics, a inteligência de dados que aprimora muito mais a avaliação.
Negligenciar a saúde emocional no trabalho pode trazer prejuízos à empresa, pois manter o ambiente emocionalmente agradável aumenta a produtividade do colaborador, diminui os custos com o plano de saúde, bem como absenteísmos e nexos previdenciários.
A empresa pode contar com o Avatar da Saúde para acompanhar de perto e de forma inteligente a saúde dos seus colaboradores.
Gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais sobre como o Avatar da Saúde pode ajudar a empresa e os colaboradores? Então, entre em contato conosco!