Saiba como ensinar educação financeira aos filhos
Saber lidar bem com o dinheiro, conseguir economizar e não gastar por impulso são pré-requisitos básicos para ter uma boa saúde financeira. Agora imagine como seria mais fácil se os pais ensinassem os filhos a ter uma boa relação com o dinheiro desde pequenos?
Quando se é criança, é mais rápido e fácil aprender coisas novas, sendo uma ótima oportunidade para os pais aproveitarem essa fase e educar os filhos financeiramente.
Neste post, você confere dicas de como ensinar educação financeira aos seus filhos. Confira!
O que é saúde financeira?
Ter saúde financeira está diretamente relacionada à habilidade de gerenciar as finanças de uma maneira que possibilite viver bem o presente e planejar o futuro.
É ter a capacidade de usar o dinheiro com consciência, o que proporciona segurança na hora de imprevistos e, ainda, a manutenção de um estilo de vida que corresponda à renda que possui.
Por que ensinar educação financeira aos filhos?
A boa relação com o dinheiro é conquistada a partir do conhecimento que a pessoa tem sobre o assunto. Se a criança, ao longo do seu crescimento, já for desenvolvendo uma percepção sobre consumo, gastos e valores, é muito mais provável que ela seja um adulto responsável financeiramente.
Além disso, ao ensinar as noções sobre dinheiro para seus filhos, eles terão mais conhecimento no que diz respeito ao poder aquisitivo da família e podem até ser mais compreensivos em relação aos gastos com lazer, brinquedos ou itens eletrônicos.
Como ensinar educação financeira aos filhos?
Dar mesada, para as famílias que têm essa possibilidade, é uma ótima forma de educar os filhos para uma vida adulta saudável financeiramente.
Porém não basta apenas entregar o dinheiro e deixar a criança sem nenhuma orientação acerca de como usá-lo da melhor forma.
Sendo assim, siga as seguintes dicas:
- dê o valor de acordo com a idade da criança;
- pague de modo regular, como um salário;
- explique sobre a importância de poupar;
- ensine o controle financeiro.
Você pode ensinar educação financeira conforme a idade dos seus filhos. Por exemplo, as crianças de 2 a 5 anos é interessante que já comecem a ter um contato com a matemática básica, aprendendo os valores das notas e das moedas.
Dos 6 aos 8 anos, elas já podem prestar atenção nos preços de produtos no mercado, por exemplo. Também já são capazes de entender sobre a importância de evitar o desperdício.
Seus filhos poderão administrar o dinheiro a partir dos 9 anos, escolhendo quando gastar e quando economizar. Incentive o uso da mesada para que a criança compre algum produto de sua escolha no mercado ou em uma loja. Assim, ela terá noção de que gastar dinheiro exige administração de prioridades e expectativas, além de inteligência.
Na fase da adolescência, a partir dos 13 anos, pode ser uma boa oportunidade para que utilizem cartões de débito ou crédito. Isso porque é interessante que tenham contato com um dinheiro que não é físico. Dessa forma, já ficarão habituadas a administrar o dinheiro por meio desses recursos de pagamento.
Ensinar educação financeira aos filhos é criar cidadãos responsáveis. Lembre-se de que a relação com o dinheiro só será boa para o seu filho se você conseguir dar o exemplo de responsabilidade financeira dentro de casa. As crianças são influenciadas pelos hábitos de consumo que veem em casa. Caso esses hábitos não sejam tão responsáveis e saudáveis assim, a criança tenderá a repeti-los na vida adulta.
Agora que já sabe porquê é importante ensinar educação financeira para os seus filhos, confira este artigo sobre como equilibrar a sua vida financeira!