Dia Mundial de Combate à Obesidade
A obesidade afeta todos os grupos sociais e todas as idades, atingindo cerca de 650 milhões de pessoas em todo o mundo. O tema é preocupante, pois é um dos principais fatores para diversas doenças, como diabetes tipo 2, hipertensão, acidente vascular cerebral, câncer e doenças cardiovasculares.
Comemorada no dia 04 de março, a data tem como objetivo chamar a atenção para a Segurança Alimentar Nutricional e a qualidade de vida.
O que é a obesidade?
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a obesidade é o excesso de gordura corporal na quantidade em que ocorre prejuízos à saúde. Consideramos um individuo obeso quando seu IMC (índice de massa corpórea) é igual ou maior que 30 kg/m2.
A obesidade é uma doença crônica que pode ter causas complexas, além do estilo de vida, como os fatores:
- genéticos;
- socioculturais;
- econômicos;
- psicológicos;
- dietéticos;
- ambientais.
Tratamento
- Alimentação saudável com redução da ingesta de calorias;
- Atividade física;
- Medicamentos;
- Cirurgia nos casos mais graves.
Melhorar a qualidade alimentar da população e incentivar ações práticas para auxiliar as pessoas a alcançar e manter o peso saudável são os primeiros passos para controlar a obesidade na população.
Essas ações podem incluir as restrições para comercializar alimentos com alto teor de açúcar, gorduras e sal para crianças. Ainda, é preciso melhorar o acesso aos alimentos saudáveis e à atividade física, criando espaços para práticas e hábitos saudáveis como estilo de vida, desde a infância.
Combater a obesidade é uma responsabilidade de todos!