Você sabia que o excesso de informação pode ser prejudicial para a empresa? Entenda!
O excesso de informação intensificou-se no Brasil com a maior abrangência dos meios de comunicação, principalmente depois da popularização da internet no país.
Com a explosão de sites, blogs, redes sociais, aplicativos de conversa e plataformas de vídeos, todos são expostos a enormes quantidades de informações.
No ambiente corporativo, a informação também está presente em grande volume, seja interna, seja externa. Saber lidar com isso é essencial para minimizar os impactos prejudiciais à saúde emocional e à produtividade dos colaboradores.
Por isso, neste artigo fornecemos dicas de como administrar o excesso de informação na empresa. Não deixe de conferir!
Qual é a melhor forma de administrar o excesso de informação na empresa?
A abundância de informação pode gerar sobrecargas emocionais nos colaboradores e perdas de produtividade para a empresa.
Há gestões que optam por restringir o acesso às redes sociais nas dependências da empresa, por exemplo, a fim de minimizar o volume de informações durante o expediente. Porém essa atitude pode ser apenas o remédio, não a solução.
Confira as dicas a seguir para evitar de forma definitiva que o excesso de informação se torne um problema na empresa.
Torne a comunicação interna uma fonte de informação
A comunicação interna pode ser uma relevante fonte de informação nas empresas. Quando otimizada e bem-feita, é capaz de informar os colaboradores de forma assertiva e objetiva.
Para isso, invista em seleções de notícias semanais e crie uma newsletter, a fim de deixar os colaboradores bem-informados por meio de artigos úteis. Essa ação pode diminuir o tempo gasto em sites de notícias, além desse filtro poupar os colaboradores de notícias desagradáveis ou sem relevância, contribuindo assim para a saúde emocional e profissional.
Forneça palestras educativas
A educação sempre será a melhor forma de conscientizar as pessoas, sendo as palestras excelentes opções para alcançar esse objetivo.
Nesse caso, a gestão pode utilizar esse recurso para informar sobre questões relacionadas ao tempo desperdiçado com informações que não agregam valor.
Além disso, pode ser interessante evidenciar o quanto consumir e se engajar em conteúdos com informações angustiantes potencializam o efeito negativo na saúde mental.
Separe os canais de comunicação pessoal e profissional
Algumas empresas já adotam canais de comunicação separados. Por exemplo, para aplicativos de conversas no smartphone, pode-se fornecer um número profissional, separando as conversas do meio ocupacional e pessoal.
Assim, além de melhorar a organização, com as informações separadas corre-se menos riscos de ocorrer excessos de comunicação e distrações desnecessárias.
Oriente a adoção de boas práticas de envios de e-mails
Quando se pensa em excesso de informação, é comum somente relacionar a notícias e assuntos de fora da empresa, que possam reduzir a produtividade e afetar emocionalmente o colaborador. Porém é relevante considerar que o excesso de comunicação interna também sobrecarrega a quantidade de informações que chegam aos colaboradores.
Por isso, é interessante orientar a adoção de boas práticas nos envios de e-mails, por exemplo, encaminhar ou enviar mensagens somente se necessário, excluindo sempre do campo de destinatários pessoas que não têm relação com o assunto em questão.
Assim, evita-se encher a caixa de entrada dos colegas de trabalho com informações não relevantes.
O excesso de informações na empresa pode ser administrado sem medidas drásticas e respeitando a individualidade de cada colaborador. As medidas educativas, como a adoção de uma newsletter com notícias relevantes, a orientação para adotar boas práticas no envio de e-mails e o fornecimento de palestras são formas de incentivar o consumo responsável de conteúdo, promovendo saúde mental e incentivando a produtividade.
Como você lida com o excesso de comunicação na empresa? Conte-nos nos comentários deste post!